10 dicas para viajar com crianças.
Viajar é sempre muito bom, mas quando falamos em viajar com crianças tudo precisa ser organizado com cautela. Veja algumas dicas que preparamos para você aproveitar sua viagem em família de forma tranquila.
1 – Faça um planejamento com os horários de cada lugar que irão visitar
Antes de iniciar a viagem, organize a programação de toda a viagem. Faça uma espécie de roteiro, anotando os horários de cada passeio, refeições e paradas obrigatórias e tente adequar um pouco do passeio com a rotina diária da criança, evitando assim alterações no comportamento ou humor da criança.
Mostre fotos dos locais que irão para as crianças. Assim, elas saberão exatamente onde estarão indo e o que irão encontrar por lá. Assim, evita que a criança crie expectativas diferentes do que vai encontrar e se frustre.
2 – Confira se as vacinas estão em dia
O ideal é que você converse com seu(a) pediatra de confiança para ver certinho quais vacinas que a criança deve tomar e o que você deve levar. Não esqueça de levar protetor solar e repelente!
3 – Pesquise por um seguro viagem
Se você não possui plano de saúde ou se o seu plano não abrange o local da viagem, é interessante pensar em contratar um seguro viagem, principalmente por conta das crianças. Você certamente viajará com mais tranquilidade.
4 – Dentro do carro ou no voo
Crianças não costumam ter muita paciência para ficar horas na mesma posição. Por isso, leve brinquedos, jogos e lanchinhos para distraí-los. Não esqueça de levar água e de fazer paradas para que as crianças possam ir ao banheiro e, até mesmo, dar uma “alongada”.
5 – Faça um checklist as malas
Faça um checklist de tudo que vocês irão precisar durante a viagem, como roupas de verão e inverno, roupas íntimas, produtos de higiene pessoal, acessórios, sapatos e documentos. Lembre-se que crianças são imprevisíveis e nunca sabemos quando vão se sujar, por isso, para os pequenos leve tudo em dobro!
6 – Alimentação
Evite comer fast food ou frutos do mar e opte sempre por restaurantes que aparentem seguir as normas mínimas de higiene, tendo em vista que crianças costumam ser mais sensíveis e vulneráveis à infecções e viroses. Por isso, é preciso ter bastante cuidado ao escolher os locais de cada alimentação.
O ideal, é pesquisar os restaurantes com antecedência ou pedir referências e tentar manter a alimentação que as crianças costumam seguir em casa. E no caso de lanches rápidos, é válido, até mesmo, preparar um lanchinho em casa e levar pronto. Além de ser mais saudável, você ainda vai economizar.
Tente manter a dieta seguida em casa, a qual já estão acostumados e tenha sempre à mão lanchinhos e água para se hidratarem. Evite restaurantes do tipo fast food ou alimentos como frutos do mar. Procure também por lugares que aparentem seguir as normas mínimas de higiene e que tenham cardápios especiais para os pequenos.
7 – Procure passeios adequados para crianças
Pense que para as crianças pode ser cansativo ficar andando de um lado para o outro. Criança gosta de diversão. Tente intercalar os passeios de modo a atender aos desejos dos pequenos, também. Para que, desse modo, a viagem possa ser divertida para todos, incluindo os menores.
8 – Hospedagem
Na hora de escolher a hospedagem, opte, também, pelas que tenham piscinas, playgrounds, salas de jogos e demais áreas de lazer para crianças. Sejam hotéis, pousadas ou casas de aluguéis. Tenha em mente que, a criança se sentindo bem, feliz com o passeio, vai evitar birras e choros. Pense em sempre ter algo para entreter as crianças.
9 – Esteja sempre atento
Fique sempre de olho nas crianças, para não os perder de vista e entrar em desespero. Não os deixe andar sozinhos, principalmente em pontos turísticos bem movimentados. Em viagens internacionais, por exemplo, o sinal do celular não funciona e perde-los de vista, mesmo que por poucos minutos, pode ser muito perigoso e causar um enorme desespero e uma grande dor de cabeça.
10 – Relaxe e aproveite a viagem
Com certeza esse momento ficará gravado na cabecinha de dos seus filhos e, para os papais, não há nada melhor do que relaxar e aproveitar uma boa viagem com os filhos. Aproveite cada momento e tire muitas fotos para que possam se lembrar no futuro.
Veja Também: Criança Pode ter Cartão de Crédito?