GASLIGHTING: O QUE É E COMO SE PROTEGER

GASLIGHTING: O QUE É E COMO SE PROTEGER

Existem várias formas de abusos psicológicos e emocionais em relacionamentos, que futuramente trazem danos para seu desenvolvimento pessoal. A Gaslighting, que traduzindo para o português quer dizer manipulação, é definida pelos especialistas como uma forma de violência sutil. É quando o abusador acaba distorcendo a realidade e escondendo informações, tentando fazer a vítima duvidar de sua própria sanidade mental.

 

Existem várias formas de abusos psicológicos e emocionais em relacionamentos, que futuramente trazem danos para seu desenvolvimento pessoal. A Gaslighting é uma das formas mais perigosa pois é tóxica no relacionamento, deixando a pessoa afetada bastante paralisada. Mesmo vivendo uma relação infeliz, ela não se vê longe daquele ambiente pois já criou dependência emocional.

 

Abuso emocional
Legenda: Reprodução/Internet

 

 

GASLIGHTING: COMO IDENTIFICAR?

A Gaslighting é uma violência psicológica que acontece de forma sutil nos relacionamentos afetivos. Situações em que o parceiro se coloca e em sua própria defesa, fere o emocional da vítima usando mentiras e argumentos de manipulação para se livrar e sair impune. E a gaslighting acontece de maneira silenciosa, quase imperceptível nos relacionamentos. São pequenas ações que confundem a cabeça da vítima através de acusações bastante perturbadoras.
É perigosa porque desperta no outro, várias inseguranças e medos. A omissão ou distorção da realidade é considerado abuso psicológico pois a vítima acaba duvidando de si mesma e assumindo responsabilidade dos conflitos do relacionamento sozinha.
Um exemplo claro é em casos de traição quando o parceiro jura que não fez nada e ainda acusa a vítima da situação de estar sendo dramática demais, ou vendo coisas. Falas como “ você está louca”, “está vendo coisas que não existem”, “isso está na sua cabeça “, são as mais usadas nesse caso. A vítima acaba se sentindo acuada e desconfortável com a situação, logo se culpa por ter questionado sobre sua desconfiança .
Importante saber que a gaslighting pode ser praticada tanto por homens ou mulheres, no entanto é mais predominante no universo masculino.
Tanto homens quanto mulheres podem praticar gaslighting nas relações afetivas. No entanto, esse comportamento costuma ser mais predominante entre a população masculino, graças a cultura predominantemente machista que vivemos.

 

 

 

Gaslighting
Legenda: Reprodução/Internet

 

GASLIGHTING: QUANDO SURGIU?

Surgiu do filme “Gas Light”, em português é “À meia luz”, produzido no ano de 1944. A história é voltada para um casal em que o marido faz mudanças pela casa e quando sua esposa percebe, tenta provar a ela que esta errada. São pequenas manipulações que faz com sua cabeça, deixando-a confusa.
E também pode ser uma estratégia que o abusador usa ao desqualificar a parceira de uma violência sexual ou até mesmo quando sofre uma agressão física. Ele tenta convencê-la de que nada aconteceu após a agressão, ou o estupro cometido pelo mesmo.

COMO SE TRATAR

Reconhecer os sinais é o primeiro passo. O ideal seria manter o afastamento do abusador, mas precisa buscar apoio de pessoas amigas e familiares. Outra ação importante é procurar ajuda especializada de profissionais como, psicólogos, terapeutas para se restabelecer emocionalmente.
Libertar-se de uma relação tóxica leva tempo, a manipulação psicológica causa danos que necessita de muita terapia e atividades para retomar a autoconfiança e o amor-próprio. A gaslighting desenvolve a ansiedade, transtorno do pânico em muitos casos a depressão, além de dependência, baixa autoestima, estresse pós-traumático , por isso é necessário buscar ajuda de um profissional da área para poder se curar.

 

Confira mais notícias que separamos para você nesse portal:

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA A CADA 4 MULHERES SOFREU ABUSOS DENTRO DO SEU PRÓPRIO LAR

LICENÇA MENSTRUAL: ESPANHA QUER APROVAR A LICENÇA MENSTRUAL POR 3 DIAS

MATERNIDADE TÓXICA; O QUE É? QUAIS SINAIS DE UMA MATERNIDADE TÓXICA?

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: ABUSOS QUE A MULHER PODE SOFRER SEM SABER

DOAR SANGUE SALVA ATÉ QUATRO VIDAS

 

Você também pode gostar...