DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS: 09 DOENÇAS EMOCIONAIS QUE SE MANIFESTAM NO CORPO
Já ouviu aquela frase “ mente sã, corpo são”?
As saúdes física e emocional estão ligadas diretamente. Quando sua mente está adoecida, logo o corpo sente e algum sintoma se manifesta.
São chamadas de doenças psicossomáticas aquelas que refletem no corpo alguma reação vinda de algum sofrimento emocional. Os sintomas físicos que são relatados pelas pessoas, como dores em determinadas regiões do corpo, como exemplo uma dor no estômago que aparece como gastrite, mas na verdade é apenas estresse. Outra doença emocional que é muito comum, enxaquecas que surgem em períodos de tensão ou tristeza.
Um sentimento mal resolvido, ou uma emoção negativa é capaz de gerar doenças físicas que atrapalham no desenvolvimento pessoal do paciente.
DOENÇAS EMOCIONAIS: COMO SE MANIFESTAM
Primeiro, para identificar uma doença psicossomáticas é necessário que a pessoa busque ajuda de um profissional médico para que ele avalie as causas, começando pelas orgânicas e depois seguir na investigação para saber se é de ordem emocional.
Cada pessoa é única, e alguns desenvolvem com mais intensidade que outros. E os transtornos mentais como o exemplo da ansiedade, estresse e depressão também se manifestam como sintomas de doenças físicas.
Geralmente as doenças emocionais se manifestam após algum transtorno de profundo estresse, como exemplo;
• Dificuldades na carreira ou quando se sente sobrecarregado de trabalhos;
• As questões financeiras também provocam muito medos e preocupações;
• Algum acontecimento traumático que venha da infância, ou mesmo acontecido na vida adulta;
• Os problemas em relacionamento afetivo também consomem bastante;
• O período de luto, devido a perda de alguém próximo
• A depressão, ou a ansiedade quando não são tratados.
DOENÇAS EMOCIONAIS: QUAIS A PRINCIPAIS E SEUS SINTOMAS?
Mesmo se manifestando fisicamente, as doenças emocionais, também trazem sintomas psicológicos, como a ansiedade, cansaço, irritabilidade, fadiga, impaciência, perda de prazer e tristeza.
Já no corpo, os sinais são mais visíveis e aparecem em regiões da garganta, estômago, cabeça, intestino, também nos músculos e região íntima.
As principais doenças emocionais são:
1. As doenças de pele
Podem surgir como irritações na pele em forma de brotoejas, vermelhidão acompanhado da sensação ou ardência, e algumas alergias. A pele fica hipersensível e coça por conta da urticária. Dermatite seborréica e acne são manifestações emocionais, assim como o hiperidrose que é o suor excessivo.
2. Problemas no estômago
Geralmente surgem em pessoas que tenham o estômago mais sensível. Se manifestam como gastrite e com bastante frequência, podendo desencadear úlcera. Os sintomas de enjoos e náuseas surgem com picos de estresse e tensão dos problemas do dia a dia.
3. Intestino Desregulado
Doenças emocionais também atrapalham o bom funcionamento do intestino. Podem provocar prisão de ventre, gases, diarréias e até intestino solto.
4. Garganta infecionada
A garganta fica mais exposta a bactérias, vírus quando a carga emocional está mais baixa. Sintomas como nó na garganta, com determinada frequência e que se assemelham a uma dor de garganta também são considerados fatores emocionais.
5. Prejuízos aos pulmões
Cansaço, fadiga, falta de ar, sensação de estar sufocado são alterações emocionais também.
6. Dores de cabeça
A cefaléia tensional surge com o estresse e ansiedade e se manifesta várias vezes ao dia. também a enxaqueca vem com aumento da sensibilidade a luz, ao som provocando tontura e enjoo.
7. Dores musculares e nas articulações
Dores na mandíbula, braços, panturrilhas e coluna são frequentes. Sensação de cansaço físico e fadiga muscular.
8. Coração e circulação alterados
As doenças emocionais provocam a taquicardia, pressão alta e até arritmia e pressão. Dor3es no peito aparecem com frequência.
9. Região Intíma
Disfunção sexual, impotência nos homens. Também pode trazer um retardo ejaculatório ou ejaculação precoce. Já nas mulheres surge a diminuição da libido, ciclo menstrual alterado, e muitos problemas que impedem uma gravidez.
Confira mais notícias aqui:
GASLIGHTING: O QUE É E COMO SE PROTEGER
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA A CADA 4 MULHERES SOFREU ABUSOS DENTRO DO SEU PRÓPRIO LAR
TOP GUN: MAVERICK