DETOX. Quais os Benefícios e Como Fazer?

O principal objetivo do detox é eliminar ou, pelo menos diminuir, as toxinas acumuladas no organismo, que podem trazer muitos malefícios para a vida das pessoas. A ocorrência de inchaço, aparecimentos de espinhas, dificuldade para emagrecer e, até mesmo, envelhecimento precoce, são alguns exemplos da consequência do excesso de toxinas no organismo.

Você sabia que as toxinas se acumulam, até mesmo, no cérebro? Por isso, fazer uma dieta detox periodicamente é tão importante. A eliminação do excesso de toxinas presentes no organismo melhora a concentração e atividade mental.

Além disso, ao eliminar as toxinas, você perceberá melhora no seu metabolismo corporal, diminuição da retenção de líquido, melhor funcionamento do intestino, sua pele mais bonita, mais disposição, entre muitos outros benefícios.

Mas como surgem essas toxinas?

As toxinas estão presentes na composição de alguns alimentos, como corantes, adoçantes de alimentos, e produtos utilizados na agricultura. Contudo, também são produzidas pelo nosso próprio organismo em decorrência de estresse excessivo.

Alguns hábitos rotineiros, também contribuem para o processo de produção das toxinas, como, por exemplo: O consumo de bebidas alcoólicas; Fumar; Consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos inseticidas e herbicidas, hormônios e antibióticos e demais medicamentos; Se estressar excessivamente; Deixar de praticar atividades físicas; Sofrer de doenças como a Diabetes, obesidade e infecções; Estar em período de pós operatório; Uso de anticoncepcional e outros tipos de hormônios.

De que forma o detox contribui para o processo de emagrecimento?

Quando a pessoa está em processo de emagrecimento, substâncias presentes dentro do tecido gorduroso como, por exemplo, os hormônios, começam a circular no nosso corpo através da corrente sanguínea e precisam ser eliminadas, a fim de evitar o descontrole hormonal e as inflamações no corpo, decorrentes desse processo de emagrecimento. Ou seja, a dieta detox ajuda a limpar o organismo, seja para receber uma dieta emagrecedora ou para eliminar os resíduos dela.

Além disso, os alimentos verdes presentes na grande maioria das dietas detox, ajudam a acelerar ainda mais esse processo de eliminação das toxinas do corpo e, consequentemente, a eliminação da gordura, em decorrência de um componente denominado clorofila.

Quais os melhores alimentos desintoxicantes?

Os alimentos que possuem maior quantidade de propriedades desintoxicantes e que seus consumos devem ser priorizados, são:

Couve: É um alimento rico em substâncias anti-inflamatórias que contribuem no funcionamento dos rins;

Água: A água, além de ser rica em sais minerais, ajuda a eliminar as toxinas através da urina. Ela também é responsável por fazer uma espécie de limpeza no nosso organismo, por isso, o recomendado é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;

Gengibre: Possui ação antioxidante e anti-inflamatória;

Sucos cítricos: Sucos de laranja, limão, maracujá e abacaxi, por serem frutas antioxidantes;

Probióticos: Iogurtes naturais, kefir, entre outros que auxiliam no funcionamento da flora intestinal e o sistema imunológico;

Alho: É um alimento que possui alicina na sua composição, que é um ótimo antioxidante.

Spirulina: É uma alga marinha, pouco conhecida, porém, rica antioxidantes.

Cabe ressaltar que para que a dieta detox realmente funcione e apresente resultados, não basta consumir esses alimentos frequentemente. Você precisa, também, evitar de consumir alimentos como bebidas alcoólicas, doces, alimentos processados e carnes vermelhas.

 

 

DETOX. Quais os benefícios e como fazer?
DETOX. Quais os benefícios e como fazer? (Reprodução: Foto / Internet)

 

 

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

 

Você também pode gostar...