Como armazenar e utilizar as sobras das refeições corretamente?

Como armazenar e utilizar as sobras das refeições corretamente?

Por: Rafael Gomes 02 de dezembro de 2021

Comer sobras é uma ótima maneira de poupar dinheiro e tempo gasto a cozinhar uma nova refeição. No entanto, é importante armazenar e utilizar as sobras em segurança. Seguindo estas dicas, pode fazer com que a sua refeição original se estique em duas.

 

 

Como armazenar e utilizar as sobras das refeições corretamente? (Reprodução : Foto / Internet)

 

Não guarde comida que tenha estado fora da geladeira mais do que duas horas.

As diretrizes de segurança alimentar ditam que os alimentos nunca devem ser deixados de fora da geladeira mais de duas horas. Se a sua comida tiver estado fora da geladeira mais tempo, deve jogar fora todas as sobras. Caso contrário, corre-se o risco de uma elevada ameaça de doença de origem alimentar.

Não Reaqueça Mais de Uma Vez o alimento.

Se guardou os seus restos e os reaqueceu, e depois ainda teve mais restos da segunda refeição… simplesmente jogue-os fora. Talvez queira guardá-los e obter mais aproveitamento da refeição, mas ao fazê-lo arrisca a sua saúde. Se não puder utilizar todas as sobras, basta retirar o que precisar, aquecê-las e deixar o resto no congelador para outra refeição, a fim de não desperdiçar nenhuma.

 

 

Reaqueça na temperatura adequada.

Ao reaquecer os alimentos, é necessário reaquecê-los a uma temperatura mínima de 165 graus Fahrenheit. Os restos de alimentos líquidos como sopa, caldos e molhos devem ser cozidos antes de serem novamente consumidos. Manter o líquido a 150 graus ou mais durante mais de um minuto mata quaisquer bactérias vivas, e fervê-lo durante 10 minutos inativa a toxina do botulismo.

 

Como armazenar corretamente as sobras de alimentos? (Reprodução : Foto / Internet)

 

Regras de congelamento.

Quando utilizar o congelador para armazenar alimentos, certifique-se de que os alimentos não saíram do congelador por mais de dois dias, e que não foram descongelados fora do frigorífico. O recongelamento só deve ser feito uma vez, e os alimentos crus agora cozinhados também podem ser congelados em segurança uma vez. Seguindo estas regras, é possível estar ciente de quais os alimentos que são seguros para recongelar.

 

 

Não armazenar restos de comida mais de três dias.

Por vezes é chato comer as sobras duas noites seguidas, e acabam por ficar mais tempo no congelador. Quando isto acontecer, não os guarde por mais de três dias. Quando os três dias tiverem passado, não se esqueça de se livrar completamente deles. Se achar difícil comer as sobras no devido tempo, basta planear as refeições no seu horário para não se esquecer delas.

 

 

Rótulos de uso.

Pode ser confuso quando se tem mais do que um conjunto de sobras. Quase todas as pessoas que comem sobras tiveram momentos em que não sabiam quando era a data original de cozedura das sobras. Porque é melhor prevenir do que remediar, a comida perfeitamente boa é muitas vezes jogada fora. Para evitar isto, utilize um rótulo ou marcador apagável para escrever a data no recipiente das sobras. Desta forma, terá a certeza de que os alimentos que está a comer são seguros.

 

As sobras mantêm a vida simples e ajudam a fazer menos desperdício. Não há razão para evitar sobras; basta assegurar-se de que são guardadas e reaquecidas adequadamente. Seguindo estas regras simples, pode ter as suas sobras e comê-las também.

 

 

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

Você também pode gostar...