Seis maneiras de prevenir a intoxicação alimentar

Seis maneiras de prevenir a intoxicação alimentar

 

Com tantos casos de intoxicação alimentar — aproximadamente 48 milhões por ano no Brasil— deveria ser uma alta prioridade evitá-la. As intoxicações alimentares podem acontecer a qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar. Tome algum tempo para aprender sobre a prevenção de intoxicações alimentares para diminuir as hipóteses de você ou os seus entes queridos serem incluídos nesta estatística.

 

 

 

Seis maneiras de prevenir a intoxicação alimentar ( Reprodução : Foto / Internet )

 

1. Seja Vigilante na Lavagem das Suas Mãos e de Todas as Superfícies.

A limpeza na preparação de alimentos é um imperativo absoluto. Ao trabalhar com alimentos, deve lavar bem as mãos antes e depois da preparação dos alimentos. Lavá-las devidamente, durante pelo menos 20 segundos com água e sabão.

Lavar bem todas as superfícies que serão preparados os alimentos, a fim de evitar a contaminação por qualquer coisa que as possa ter tocado desde a sua última utilização. Se não tiver a certeza se estão completamente limpas, é melhor passar uns minutos extra a lavá-las novamente do que correr quaisquer riscos.

 

2. Saiba quem está preparando e cozinhando a sua comida.

É fácil de controlar o que se passa na sua própria cozinha. É inteiramente outra história quando se trata de comer fora, ou de comer em casa de amigos. Mantenha-se atento aos seus hábitos alimentares, e não tenha medo de recusar quaisquer alimentos que não tenham sido manuseados corretamente, mesmo que se arrisque a ofender alguém.

 

3. Cozinhe bem os alimentos.

Cozinhar sempre bem os alimentos. Deve ser cozinhado a uma certa temperatura, e durante um certo período de tempo. Siga as regras e não faça experiências quando se trata de segurança alimentar.

 

como prevenir a intoxicação alimentar? (Reprodução : Foto / Internet)

 

4. Não Deixe os alimentos fora da geladeira por muito tempo.

Quando tiver terminado de comer, guarde imediatamente as sobras. Quando retirar algo da geladeira ou do congelador para o utilizar, coloque-o de volta assim que tiver terminado. Não permita que os alimentos fiquem muito tempo sendo expostos a temperaturas que facilitem o crescimento de bactérias.

 

5. Evitar a contaminação cruzada.

Quando estiver a armazenar alimentos, mantenha as carnes cruas longe de produtos frescos. No congelador, não coloque sacos de alimentos congelados perto de tabuleiros de cubos de gelo, porque isto pode contaminar os cubos de gelo quando estes se tocam uns aos outros. Não utilize utensílios para um alimento e depois para outro. Cada alimento tem as suas próprias regras sobre quanto tempo precisa de ser cozinhado, por isso mantenha pratos e utensílios separados e livres de contaminação cruzada.

 

6. Não se arrisque

Alguns de nós estão aterrorizados por serem esbanjadores. No entanto, ser demasiado cauteloso pode levar a más escolhas quando se trata de segurança alimentar.

Se não conseguir lembrar em que dia comeu originalmente as sobras, e estas podem ter mais de três dias, jogue-as fora. Se um alimento cheirar ligeiramente a ranço, jogue-o fora. Se um alimento tiver uma data “melhor antes” que já tenha passado, jogue-o fora também.

Nunca corra riscos para a sua saúde, nem para a da sua família. É melhor perder alguns reais jogando a comida fora, do que acabar no hospital com dores fortes.

A intoxicação alimentar é uma doença comum, mas não tem de lhe acontecer. Basta aprender estas dicas sobre como preveni-la. Desfrute da preparação e confecção dos seus alimentos de uma forma saudável e feliz.

 

 

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

Você também pode gostar...