DOAR SANGUE SALVA ATÉ QUATRO VIDAS
Você sabia que doar sangue traz benefícios não somente para aquele que recebe, mas também ao doador? Quem doa pode salvar até quatro vidas, e tem prioridade na fila quando sofrer algum acidente e necessitar de sangue. Também ganha algumas regalias como meia entrada em eventos esportivos e cinema.
O ato solidário de doar sangue oferece a chance a outra pessoa de continuar vivendo, pois cada bolsa de sangue é capaz de salvar milhares de vidas diariamente. Mesmo divulgando a importância de doar sangue, o Brasil tem atualmente, 1,8% da população atuante como doador.
TIPOS SANGUÍNEOS
São quatro tipos;
- Sangue A: considerado o mais comuns, com anticorpos contra o tipo B. Só pode receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
- Sangue B: considerado um dos mais raros, com anticorpos contra o tipo A. Só pode receber sangue do tipo B ou O;
- Sangue AB: não possui anticorpos contra A ou B, sendo um dos mais raros, já que poderá receber doação de todos os tipos sanguíneos, sem qualquer reação negativa.
- Sangue O: esse é chamado de doador universal. Possui anticorpos anti-A e anti-B, doa para todo mundo só poder receber sangue do tipo O.
A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE
A importância da doação de sangue rotineira salva milhares de vidas que se encontram em risco. Uma pouca quantidade de sangue pode salvar a vida de pessoas que estão passando por tratamento médico complexo, um exemplo claro é a transfusão de sangue, ou transplantes, cirurgias e os procedimentos oncológicos.
O sangue serve também para pacientes que sofrem com doenças crônicas graves, como a talassemia que é uma forma de anemia crônica, que é passada dos pais para os filhos. Também a doação é indispensável para portadores da doença Falciforme, em que as células acabam morrendo cedo, causando uma falta de de glóbulos vermelhos saudáveis, deixando o paciente com dor e cansaço extremo. Para tratar é necessário transfusões de sangue, com medicamentos e futuramente um transplante de medula óssea.
Falamos aqui dos benefícios para quem recebe o sangue, porém quem doa também sai beneficiado.
- Faz bem para o coração; depois da retirado do sangue corpo trabalha para a repor as células vermelhas do organismo. Isso gera uma renovação das células que acaba reduzindo riscos de entupimento das artérias do coração e do cérebro.
- Diminui o risco de câncer; o processo da doação gera uma baixa na reserva de ferro no organismo, favorecendo os riscos do doador acabar desenvolvendo algum tipo de câncer, especialmente de fígado, pulmão ou de garganta. Pesquisas apontam que excesso de ferro no corpo podem gerar aparecimento de tumores no corpo.
- Descanso para o doador; de acordo com a consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é direito do doador faltar ao serviço por um dia ao ano.
- Check-up completo gratuito; para saber se o doador está saudável e apto para doar, passa por uma série de exames dentro do hemocentro. Assim, o doador já fica sabendo se está tudo bem com sua saúde. Alguns exames obrigatórios para identificar a presença de doenças como hepatite B e C, sífilis e HIV.
- Benefício meia entrada ; os doadores de sangue tem direito a meia – entrada para assistir espetáculos artísticos como cinema, esportivos, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) através do projeto de Lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013.
REQUISITOS PARA DOAR SANGUE
Confira aqui o que você precisa saber para se tornar uma doador de sangue e um salvador de vidas.
- Todas as pessoas que tem idade entre 16 e 69 podem doar sangue. Porém, os jovens de 16 e 17 anos, e idosos que tenham mais que 60, precisam conferir as normas que são especificadas para essa faixa de idade.
- A quantidade de sangue a ser doada é baseada no cálculo feito através do peso dela. O peso mínimo é de 50 kg. Os homens de 50 kg doam bolsas de sangue com 450 ml, já as mulheres no peso entre 50 e 55,9 kg irão doar 410 ml, e as que pesam acima de 56 kg ou mais doam 450 ml.
- Quem colocou piercing precisa esperar o prazo de até 6 meses, e se tiver sido colocado em área genital o prazo é de 12 meses.
- Para quem fez tatuagem, ou maquiagens definitivas o prazo é 12 meses, pois o risco de transmitir doenças por conta de tatuagem é maior.