A campanha Outubro Rosa foi criada na década de 1990, na época em que houve a primeira Corrida pela Cura, em New York (EUA), momento em que foi criado o símbolo de prevenção do câncer de mama, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Desde então, a conscientização para prevenção do câncer de mama vem sendo celebrada em vários países do mundo, com o intuito de reduzir o número de mortes decorrentes dessa doença.
Antes de tudo, você sabe o que é o câncer de mama?
O câncer de mama é um tipo de câncer que acomete mulheres de todas as idades e de todos os lugares do mundo, inclusive nos países desenvolvidos onde a incidência da doença é ainda maior. Além disso, segundo pesquisas, o Câncer de Mama é considerado o tipo de câncer que possui o maior índice de mortalidade entre as mulheres brasileiras, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Quais os sintomas do câncer de mama?
Os sintomas do câncer de mama são: Aparecimento de caroço que normalmente é endurecido, indolor e fixo no local; Pele da mama com mudança de cor (normalmente avermelhada) ou com aspecto de casca de laranja; Alterações no bico do peito (normalmente ele vira para o lado de dentro) e saída de líquido dos mamilos, semelhante ao pus. Pode aparecer, também, pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
Quais as causas da doença e os fatores de risco?
Não se pode definir algo como sendo a causa do câncer de mama. Contudo, alguns fatores podem influenciar no desenvolvimento da doença, como, por exemplo:
- O envelhecimento;
- A incidência de câncer de mama na família;
- O consumo de álcool e cigarro;
- O sobrepeso e a obesidade, principalmente após a menopausa;
- O sedentarismo;
- A exposição à radiação ionizante (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia, entre outros);
- Histórico de tratamento através de radioterapia no tórax;
- Histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, principalmente antes dos 50 anos;
- Alteração genética, em especial nos genes BRCA1 e BRCA2.
Alguns fatores relacionados a vida reprodutiva da mulher ou aos aspectos hormonais, também são considerados fatores de riscos, como:
- Primeira menstruação antes de 12 anos;
- Entrar na menopausa após os 55 anos;
- Não ter filhos;
- Ter a primeira gravidez após os 30 anos;
- O uso de contraceptivos com hormônios (estrogênio, progesterona);
- Ter feito reposição hormonal (estrogênio, progesterona), principalmente pelo período de mais de cinco anos.