Muitas pessoas acreditam que terapia é, apenas, para pessoas que sofrem de algum transtorno mental, como depressão ou ansiedade, por exemplo. Entretanto, vamos te mostrar o porquê de essa forma de pensar estar completamente equivocada e o quanto a terapia pode contribuir de forma positiva para a sua vida.
Embora a terapia ajude de forma muito significativa as pessoas que possuam alguma dificuldade emocional ou transtornos mentais, você não precisa apresentar nenhum desses casos para fazer terapia. O número de pessoas que procuram atendimento de psicoterapia vem aumentando a cada dia, embora muita gente relute essa prática.
Mas, primeiramente, você sabe o que é terapia?
Terapia ou psicoterapia é uma forma de a pessoa entrar em harmonia consigo mesma e de se autoconhecer em todos os aspectos da sua vida, para aprender a lidar com problemas internos, como, por exemplo, problemas familiares, problemas de relacionamento, traumas da infância e até mesmo problemas sexuais. Além disso, a psicoterapia é, também, um tratamento que visa sanar possíveis problemas emocionais, comportamentais e distúrbios mentais da pessoa.
Para quais pessoas a terapia é indicada?
A terapia é indicada para todos os tipos de pessoas que buscam o autoconhecimento, seja para pessoas que não possuem nenhum tipo de distúrbio ou para pessoas que sofrem de transtornos como: depressão, ansiedade, síndrome do pânico, fobias, traumas, dependências, lutos, ou doenças crônicas como, por exemplo, o autismo. Além disso, a terapia contribui no tratamento de doenças psicossomáticas, resultantes da má administração de sentimentos, resultando em estresse excessivo, que pode vir a causar outras doenças como gastrite nervosa e até mesmo prisão de ventre.
Durante os atendimentos, o objetivo principal do psicólogo é procurar entender o fato gerador desses transtornos e, na sequência, buscar ferramentas que possam auxiliar na criação de estratégias a fim de que a pessoa saiba como lidar com essas situações. Os resultados da terapia podem aparecer a médio e longo prazo, a depender de cada caso. Contudo, com o auxílio de um profissional qualificado e com o tratamento correto, as melhoras podem aparecer logo nas primeiras semanas de tratamento.
Principais motivos para você começar a fazer terapia agora mesmo:
Muitas vezes, tudo o que precisamos é desabafar com alguém. Isso pode nos trazer um alívio instantâneo. Entretanto, um profissional qualificado é fundamental para nos ajudar a tratar nossas angústias e sentimentos da melhor maneira.
Aprender a gerenciar nossos pensamentos, filtrando as emoções e entendo a origem dos nossos sentimentos, nos ajuda a aprender a lidar melhor com todas as situações das nossas vidas, seja no nosso relacionamento, no trabalho, a trabalhar nossos medos e, consequentemente, nos trazer mais paz e qualidade de vida.
Caso você more longe ou no exterior, muitos profissionais hoje em dia oferecem estes atendimentos de forma totalmente online e com a mesma eficácia que os realizados de forma presencial. Através da terapia online, você consulta no die e horário que você estiver disponível, e o melhor, no conforto da sua casa. Com certeza, ao procurar um profissional e dar início ao processo de terapia, você certamente conseguirá enxergar os benefícios que a terapia pode trazer para a sua vida.