Por que não emprestar seu cartão de crédito?

Por que não emprestar seu cartão de crédito?

No atual cenário econômico em que estamos vivendo, é comum ter amigos ou familiares que estejam passando por problemas financeiros ou, até mesmo, com o CPF restrito e impossibilitados de realizar compras em seus nomes. Com isso, tendem a recorrer aos mais próximos em busca de um cartão de crédito emprestado para realizar compras, que muitas vezes são parceladas.

 

Embora a intenção de quem empresta o cartão de crédito para um amigo ou familiar seja boa, isso pode acarretar grandes prejuízos ao titular do cartão.

Por mais que você possua uma relação de confiança com a pessoa, a compra no cartão será uma dívida feita em seu nome e, não sendo paga na data correta, pode lhe trazer diversas consequências negativas. 

O SPC Brasil realizou uma pesquisa que mostrou que 19% dos brasileiros utilizam cartão de crédito emprestado e 20% realizam compras parceladas nesses cartões.

Saiba quais os riscos que isso pode causar e por que não se recomenda o empréstimo do cartão de crédito à terceiros. 

 

Você pode entrar nos juros rotativos 

Os juros rotativos do cartão de crédito são uma verdadeira armadilha e “um caminho sem volta” para as dívidas, ou, pelo menos, muito difícil de voltar.

Esses juros funcionam como uma espécie de empréstimo para as pessoas que não conseguem pagar o valor total da fatura na data correta, onde pode-se ficar até 30 dias com o restante do valor da parcela em atraso. Entretanto, as taxas de juros são altíssimas (mais de 300% ao ano a cada dia de atraso) e as chances de a dívida se tornar uma “bola de neve” são grandes.

Então, se a pessoa que pediu seu cartão emprestado não realizar o pagamento integral do valor na data correta, você entra nos juros rotativos e terá uma grande dívida em seu nome.

 

Você pode ter seu CPF negativado.

Cabe ressaltar que o cartão de crédito está no seu nome e é você quem vai ser cobrado, tendo em vista que o banco não tem como saber que o comprador não foi você.

Com a inadimplência, o banco poderá registrar seu CPF nos órgãos de proteção de crédito (SPC, Serasa) e, com isso, seu nome ficará restrito, trazendo inpumeros prejuízos para a sua vida, como:

  • Impedindo você de realizar crediários e fazer compras parceladas;
  • Impossibilitando a realização de financiamentos, pegar empréstimos em bancos ou instituições de crédito e até mesmo adquirir um novo cartão de crédito;
  • Não conseguir alugar um imóvel ou um carro.

Você pode precisar do cartão e não ter limite

Toda vez que você usa seu cartão, o limite de crédito fornecido pelo banco diminui. Se a pessoa que pegar seu cartão emprestado realizar uma compra com valor elevado, você pode ficar sem limite para compras futuras que desejar fazer, ou, até mesmo, para alguma emergência que necessite de limite no cartão de crédito.

Embora o aumento no limite do cartão possa ser solicitado ao banco, nem sempre é um processo rápido e eficaz. Até porque, depende de uma série de fatores, além de o pedido poder ser negado pelo banco.

 

Fica vulnerável a cair em golpes

Ao fornecer os dados do seu cartão de crédito para terceiros, principalmente se for de forma virtual, através de e-mails, aplicativo Whatsapp, ou demais redes sociais, você corre o risco de esses dados não estarem protegidos e ter seu cartão clonado ou usado de forma ilegal e indevida em golpes virtuais.

 

Você pode ter seu cartão extraviado

Ao entregar seu cartão para outras pessoas, você deixa de ter o controle sobre ele e de saber onde ele está, dependendo somente dos cuidados da pessoa a quem você forneceu a possa do cartão. Se a pessoa descuidar, você pode ter seu cartão extraviado.

Caso isso aconteça, você está novamente suscetível a cair em golpes, tendo em vista que com o cartão em mãos a pessoa terá todos os dados para realizar compras com ele. Por isso, se isso acontecer você deve contatar a operadora do cartão rapidamente e solicitar o cancelamento deste cartão e a emissão de um cartão novo em substituição ao cartão que foi perdido.

 

Emprestar cartão de crédito é considerado ilegal?

Muitas pessoas questionam se o empréstimo de cartão de crédito é considerado um crime, mas a resposta é não. Emprestar o cartão de crédito, desde que seja com o consentimento do titular do cartão, não é considerado crime.

Apenas se considera crime, se o cartão for emprestado sem o consentimento do titular, nesse caso configura-se crime de estelionato, previsto no artigo 171, do Código Penal Brasileiro.

 

emprestar cartão de crédito
Por que não emprestar seu cartão de crédito? (Reprodução : Foto / Internet)

 

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

Você também pode gostar...