06 mitos sobre o armazenamento e preparo dos alimentos

06 mitos sobre o armazenamento e preparo dos alimentos

Por: Rafael Gomes 20 de dezembro de 2021

 

A segurança alimentar é muito importante. Seguindo as regras de segurança alimentar, você terá uma melhor chance de se manter saudável e prevenir doenças de origem alimentar.

 

06 mitos sobre o armazenamento e preparo dos alimentos (Reprodução : Foto / Internet)

 

Existem muitos mitos que dão às pessoas ideias falsas sobre a segurança alimentar. Conhecimento é poder, então aqui estão alguns dos principais mitos para que você possa evitá-los e as consequências de segui-los.

 

1. É normal manter os alimentos fora da geladeira por mais de duas horas

Embora algumas pessoas façam uma refeição, deixe-a fora da geladeira durante toda a refeição e não a guarde por várias horas depois, esta não é uma boa prática. A regra geral é que em temperatura ambiente normal, você deve guardar os alimentos após duas horas ou então jogá-los fora. Se estiver extremamente quente, o período de tempo seguro é de apenas uma hora.

 

2. Você saberá se os alimentos estragaram pelo cheiro, pela aparência ou pelo sabor 

Alimentos estragados nem sempre são óbvios. Embora alguns alimentos desenvolvam mau cheiro ou mofo, nem todos os alimentos desenvolvem. Use sempre as regras que determinam um determinado tempo que a comida ficará em boas condições, ao invés de confiar nos seus sentidos.

 

3. Descongelar a carne à temperatura ambiente pode ser mais seguro

Muitas mães e avós descongelam a carne de peru ou hambúrguer do Dia de natal na bancada. Só porque alguns conseguem fazer isso e não ficam doentes, porém, não significa que os riscos não existam. Sempre descongele a carne na geladeira, mesmo que isso signifique ter que pensar no futuro e retirá-la mais cedo.

 

Armazenamento de alimentos (Reprodução : Foto / Internet)

 

4. Lavar a carne crua é útil na eliminação de bactérias

Muitas pessoas ainda enxáguam a carne crua antes de cozinhá-la. No entanto, isso é mais um hábito do que uma prática útil. Enxaguar a carne não elimina as bactérias como um passe de mágica, e lavá-la pode até espalhar os germes conforme a água espirra contra ela, piorando a situação.

 

5. Alimentos que não são produtos de origem animal não podem causar muitos danos

A contaminação cruzada pode acontecer em bactérias que ocorrem naturalmente em frutas e vegetais, razão pela qual sua bandeja de produtos deve sempre ser lavada regularmente. O arroz que é mantido em temperatura ambiente por muito tempo após ser cozido pode se tornar perigoso quando os esporos do bacillus cereus crescem, produzindo uma toxina que causa doenças. Embora os produtos de origem animal contenham muitos microrganismos nocivos, outros alimentos também os contêm.

 

6. A comida é boa até a data de “validade”

Embora uma data “melhor antes” seja fornecida como regra geral, uma regra geral é tudo o que é. Alguns alimentos estragam mais rápido, dependendo do armazenamento e de outros fatores. É por isso que o leite que você comprou que não expira dentro de alguns dias pode azedar quando você o abre.

Alimentos que são abertos e depois deixados também podem estragar mais rapidamente do que quando foram lacrados. No entanto, também pode funcionar na outra direção, já que alguns produtos secos embalados duram mais do que a data de “validade” anunciada – eles podem simplesmente começar a perder seus nutrientes naquele momento.

Existem muitos mitos sobre segurança alimentar circulando por aí. Saber os fatos pode prevenir o desperdício de alimentos e doenças. Aprenda agora e nunca mais se pergunte se sua comida é segura novamente.

 

Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:

Você também pode gostar...