JEJUM INTERMITENTE- MAIS QUE UM MÉTODO DE EMAGRECIMENTO
Por: Lara Moreira 02 de fevereiro de 2022
Você sabe o que é Jejum Intermitente?
Primeiramente, antes de entender como esse método de emagrecimento funciona, é necessário que possamos compreender como nosso corpo funciona. Basicamente, todas as vezes que nos alimentamos, o que determina se iremos engordar ou emagrecer é o popular DÉFICIT CALÓRICO, ou seja, eu estou gastando mais do que estou ingerindo? Se no cálculo, meu gasto calórico (metabólico) for maior do que eu estou ingerindo através de alimentos, eu irei emagrecer. Mas se o gasto for menor do que estou ingerindo, irei engordar, armazenando calorias em forma de gordura corporal. E é ai que o jejum intermitente entra- os períodos de jejum são intercalados com períodos de alimentação, mas isso ocorre de forma regrada, respeitando intervalos de tempos de modo que nosso organismo tenha tempo hábil para “queimar” os excessos alimentares. O jejum funciona como um cronograma alimentar, enfatizando o cronograma de horários das refeições e sem proibições alimentares.
Estudos em várias áreas de saúde e nutrição, referem-se ao Jejum Intermitente, como um método de se adquirir melhor rotina alimentar e obter melhora na saúde, uma vez que o corpo submetido a pausas prolongadas sem alimentação, obtém melhor regulação da glicose, apresentando como resultado, um organismo com menos inflamações e radicais livres. Por outro lado, alguns estudos dissociam o jejum intermitente ao emagrecimento, levando em consideração apenas os benefícios fisiológicos, porém, o assunto é polêmico.
De modo geral, sabe-se que este método de jejum pode estar diretamente ligado à redução da obesidade, melhora da resistência a insulina, redução da inflamação e dislipidemia quando comparado ao indivíduos que somente perderam peso.
Vale lembrar que a indicação do Jejum Intermitente precisa ser avaliada por profissional qualificado e deve ser levado em consideração nossos hábitos, considerando aspectos da nossa cultura alimentar e nossa saúde física em sua totalidade.
QUEM NÃO DEVE FAZER JEJUM INTERMITENTE?
Adultos saudáveis não apresentam contra indicações ao método. Em crianças, o jejum deve ser avaliado por profissional Nutricionista ou Médico Pediatra. O jejum intermitente não deve ser realizado por:
– diabéticos
– hipertensos
– pacientes em tratamento de câncer
– pacientes com distúrbios alimentares e/ou com doenças metabólicas.
Lembrando que apesar de todos os benefícios do jejum intermitente, uma boa alimentação e a pratica de atividades físicas são fundamentais para uma melhor qualidade de vida e saúde.
Espero que tenham gostado deste artigo.
Até Breve!!
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:
-
Como atrair clientes com as promoções certas em restaurantes
-
Benefícios que você pode colher comendo vegetais
-
Quais as melhores maneiras de armazenar os seus vinhos?
-
Como armazenar e utilizar as sobras das refeições corretamente?
-
A escola em casa é melhor para as crianças?