Brasil é 1º no ranking mundial de crescimento de compras online
Pesquisas apontam que o Brasil é o país com maior crescimento no número de compras online de todo o mundo. O período de pandemia e pós pandemia serviu de combustível para alavancar as vendas online. O Brasil, entretanto, teve esse aumento com um percentual ainda mais significativo.
Em pesquisas realizadas pelo site “CupomValido”, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de aumento no número de compras online, com 22,2% no ano de 2022. Ainda, se espera um crescimento de 20,73% a cada ano, entre os anos de 2022 e 2025 em relação a esse índice.
Estudiosos apontam que a expectativa de crescimento das compras online dos próximos anos no Brasil é quase duas vezes maior em relação a médica mundial de 11,35%, e chega a ultrapassar, inclusive, alguns fortes países como o Japão, com 14,7%, o Estados Unidos, com 14,55% e a França com 11,68%.
Mas por que o e-commerce do Brasil está crescendo tanto?
Pesquisadores apostam em dois fatores como sendo os cruciais para alavancar esse forte crescimento das vendas online no Brasil.
De início, o primeiro fator foi a pandemia, tendo em vista que as lojas ficaram fechadas por um longo período de tempo e, após a abertura das lojas, muitas pessoas se sentiam inseguras para sair nas ruas. Ao se depararem com as facilidades das compras online, como formas de pagamentos instantâneas e práticas como, por exemplo, o PIX, ou a agilidade na entrega dos produtos diretamente na porta de suas casas, muitos acabaram se tornando compradores recorrentes e fiéis.
O segundo fator apontado pelos pesquisadores, foi o índice de penetração de compras online, consideravelmente baixo no Brasil, em comparação com os demais países. Segundo mostrado na pesquisa, no Reino Unido, por exemplo, 84% das pessoas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses. Já em países como o Estados Unidos e o Japão, a taxa foi de 77% e na Alemanha, 74% corresponderam ao índice de pessoas que realizaram compras online.
Tendo em vista esses índices, onde mostram que os grandes países desenvolvidos já possuem o hábito de realizar compras online, tem-se que a taxa de crescimento em potencial no número de pessoas a realizarem esse tipo de compras, nos próximos anos, tende a diminuir consideravelmente.
Em contraponto, no Brasil este número tende a continuar em crescimento, levando em consideração o atual percentual de apenas 49% da população que realiza compras pela internet. O que explica o significativo potencial de crescimento do Brasil em compras online, quando comparamos com os demais países.
Veja também: Cinco sinais de que seu filho está usando a Internet de forma inadequada
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês: