Nos dias de hoje, mesmo com tantas informações circulando, o índice de ocorrência de acidentes domésticos, infelizmente, continua alto em todos os cantos do país. Segundo estudiosos, o maior número desses acidentes corre com crianças menores de 10 anos e idosos.
No geral, as crianças não têm noção do perigo em muitos casos, um minuto de distração dos seus tutores é o suficiente para que a acriança venha a se machucar. Já no caso dos idosos, por conta da dificuldade que normalmente apresentam seja para se locomover ou enxergar, acabam ficando mais propensos a acidentes domésticos, como, por exemplo, quedas, queimaduras e intoxicações.
Pensando nisso, separamos algumas ficas de evitar os acidentes domésticos mais comuns. Veja:
Quedas:
As quedas são umas das maiores causas de acidentes domésticos, principalmente entre crianças e idosos. Na maioria dos casos, as quedas são motivadas por pisos escorregadios ou em virtude de desníveis no chão. Embora as crianças e os idosos sejam o público mais afetado, os adultos não estão isentos de riscos. Por isso, para evitar esse tipo de acidente, é necessário manter o chão sempre seco e passar a utilizar os equipamentos de proteção, como, por exemplo, corrimãos de escadas e pisos antiderrapantes, principalmente em escadas e na área externa da casa.
Intoxicação:
As intoxicações costumam ser causadas por ingestão de alimentos estragados ou vencidos, remédios ou produtos de limpeza e higiene. Por isso, manter estes itens fora do alcance das crianças é de fundamental importância, bem como, mensalmente realizar um checklist para verificar a validade dos remédios e alimentos.
Existem, ainda, alguns alimentos que possuem data de validade longa e que, em contraponto, apresentam uma segunda data de validade para “após abertos”. Também devemos ter atenção redobrada com os idosos, que por não enxergarem tão bem podem vir a ingerir remédios vencidos ou de forma incorreta.
Queimaduras
Produtos inflamáveis como álcool, óleos, bem como fósforos e isqueiros, são os principais causadores de queimaduras em crianças, bem como, o próprio fogão. Por isso, é recomendado manter todos esses itens fora do alcance das crianças, assim como os cabos das panelas devem ficar sempre virados para o lado de dentro do fogão sempre que o fogão estiver sendo usado.
Em relação aos fornos elétricos, esses devem ficar em uma altura adequada, pois, principalmente as crianças menores, costumam engatinhar e se “segurar nos móveis” para conseguir se levantar, com isso, o forno elétrico em temperatura elevada pode ser um grande inimigo. Outros equipamentos eletro portáteis, como, por exemplo, sanduicheiras, torradeiras, devem ficar bem ao fundo das bancadas, para evitar que a criança consiga “puxá-los” para fora.
Referente aos idosos, você deve ficar atento para garantir que eles sejam capazes de manipular esses utensílios com a devida segurança.
Choques
Choques elétricos são extremamente perigosos, pois, de acordo com a intensidade da descarga elétrica, podem até mesmo vir a causar a morte da vítima. Cuide com fios desencapados e tampe as tomadas com protetores. Também é recomendado retirar os equipamentos elétricos da tomada, após a utilização.
Afogamentos
Se engana quem pensa que os afogamentos só ocorrem em piscinas. Baldes e banheiras também são causadores de afogamento nas crianças menores. Por isso, mantenha as banheiras e baldes sempre vazios e de cabeça para baixo e, para quem tem piscina em casa, mantenha-a sempre bem tampada.
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:
-
Melhores Raças de Cachorro Para se Ter com Criança
-
Doces Baratos e Fáceis de Fazer e Vender
-
DICAS DE CUIDADOS COM O CABELO
-
Por que devemos cuidar da nossa pele?
-
Por que não emprestar seu cartão de crédito?