Cinco sinais de que seu filho está usando a Internet de forma inadequada
1. Carregar Dispositivos Eletrônicos
Carregar um dispositivo por toda parte é algo que está se tornando quase uma coisa normal de se observar. Mas estar constantemente conectado a um dispositivo eletrônico não é normal ou saudável.
Se seu filho está sempre carregando seu smartphone ou outro dispositivo, mesmo quando se desloca de uma parte da sala para outra, pode haver motivos para preocupação. Seu filho pode querer ter certeza de que você não vê a comunicação dele, ou ele pode simplesmente estar viciado demais para largá-lo.
2. Ser reservado
Seu filho passa horas online, mas compartilha muito pouco dos detalhes com você? É um pouco normal que as crianças queiram reter algumas informações pessoais de seus pais, mas há motivos para preocupação se eles se afastarem de todas as suas atividades online.
Se seu filho desliga rapidamente as guias do computador quando você entra na sala, investigue mais. Se o histórico do computador do seu filho está sendo apagado por eles, é sério o suficiente para justificar uma conversa com seu filho sobre seus hábitos e segurança na Internet.
3. Falta de interesse em outras atividades da “vida real”
A internet pode ser atraente, mas quando se torna mais atraente do que as experiências da “vida real”, seu filho pode ficar viciado.
Se seu filho prefere ficar em casa e jogar online do que se encontrar com seus amigos pessoalmente, ele pode ter um problema com o uso inadequado da Internet. Se o seu filho que adorava basquete agora está sentado em casa, olhando vidrado na frente da tela do computador, há motivos para preocupação.
4. Sacrifica seu sono para estar online
Crianças que estão usando a internet de forma inadequada muitas vezes sacrificam seu sono para usá-la. Algumas crianças escondem intencionalmente suas atividades e se comunicam com amigos on-line que sabem que seus pais não aprovariam quando acreditam que seus pais estarão dormindo. Outros simplesmente veem sua atividade na Internet como mais importante do que sua saúde.
A falta de sono pode ser destrutiva para o bem-estar de uma criança em crescimento e, por esse motivo, é muito importante monitorar o uso noturno da Internet pelo seu filho. Uma boa ideia é ter uma “estação de dispositivo eletrônico” onde cada membro da família é obrigado a fazer o check-in de seu dispositivo à noite e recuperá-lo pela manhã.
5. Fica zangado se a Internet for removida
Se o seu filho ataca com o mero pensamento de ter seu dispositivo eletrônico removido, ele pode estar viciado nele. É normal que uma criança fique chateada quando algo que ela gosta é tirado dela, mas se sua raiva for bastante severa, é um sinal de alerta de que sua atividade online está desempenhando um papel muito importante em sua vida. Observe seu filho em busca de sinais de uma resposta raivosa às limitações da internet.
A internet pode ser um lugar para explorar interesses e aprender muitas coisas novas. Pode ser viciante, porém, e às vezes perigoso. Deixe seu filho usar a internet, mas dê-lhe limites e mantenha-o seguro enquanto descobre como estar online de maneira segura e saudável.
Confira as demais matérias que separamos especialmente para vocês:
-
Homem No Interior de Goias é Indenizado Por Laboratório Após Teste Errado
-
Auxílio Brasil de R$600 : Veja Como Se Cadastrar
-
Como Comprar Uma Casa Pelo Casa Verde e Amarela?
-
Pedro Scooby e Cintia Dicker estão grávidos!