POSIÇÕES DE DORMIR QUE PREVINE DOENÇAS
Dormir de lado, de costas, de bruços? Saiba que as posições que você dorme podem prevenir doenças e fazer mal a sua saúde. A forma como dormimos influencia numa boa noite de sono, que nos garante boas energias para para o dia seguinte e até interfere no funcionamento cerebral que é responsável por limpar as toxinas no sono.
As doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinsone a esclerose múltipla podem até ser prevenidas de acordo com a posição do nosso corpo durante o sono. Estudos recentes das Universidades de Rochester e Langone Medical Center da cidade de Nova York esclarecem que o nosso corpo faz uma espécie de faxina no cérebro que elimina as toxinas, que são sujeiras acumuladas no organismo e começam um processo de neurodegeneração.
De acordo com os pesquisadores, essa limpeza é feita através de um canal que acaba drenando os resíduos que são tóxicos em nosso sistema central. Esse canal é chamado de sistema glinfático e o seu trabalho de limpeza é muito mais eficiente durante o sono, quando o indivíduo se encontra na posição lateral ( de lado), se for comparado com a posição de costas e de bruços. As respostas ainda não estão totalmente claras para os pesquisadores, mas acreditam que possua relação com os efeitos da gravidade do corpo e o alongamento do tecido enquanto o corpo descansa.
AS FASES DO SONO
O sono se divide em duas fases;
- Movimento Rápido dos Olhos ( REM); em inglês Rapid Eye Movement, o que quer dizer “movimento rápido dos olhos”. Esse nível do sono é o mais difícil já que e um estágio mais profundo, em que o corpo realmente consegue entrar em relaxamento profundo. O REM tem duração de 20 minutos em cada etapa e onde os sonhos acontecem. Durante o REM, os batimentos cardíacos aceleram e acontecem as “paralisias do sono”, porque o cérebro acaba bloqueando os neurônios motores e o corpo não reproduz os movimentos do sonho.
- Sono Não REM; divide-se em três estágios;
1º Estágio: sonolência, momento entre sono leve indo para o mais profundo, e aqui é possível que a pessoa seja acordada facilmente.
2º Estágio: nesse estágio é que os batimentos ficam reduzidos e o a parte muscular relaxada. Aqui acontece uma desconexão do cérebro e os estímulos do mundo real.
3º Estágio: é o momento do descanso da atividade do cérebro e acontece o sono profundo, que possui duração de 40 minutos por noite.
POSIÇÕES PARA DORMIR : DE COSTAS
Essa posição provoca dores na região da lombar devido a pressão pela gravidade do corpo na região. Para quem não consegue dormir de outra forma, é recomendado colocar um travesseiro no meio das pernas, na altura dos joelhos pois acaba aliviando a pressão na região da lombar e reduz as dores.
Dormir de costas, ou de barriga para cima provoca o ronco e a apnéia obstrutiva durante o sono. Além de outros problemas como deslocamento da língua, e a estruturas da faringe voltadas para trás, onde estimula barulhos parecidos como o ronco.
DORMIR DE BRUÇOS
Mesmo parecendo uma posição confortável, dormir de bruços podem trazer problemas na cervical e lombar a longo prazo. É que quando dormimos com a barriga apoiada na cama, a coluna acaba perdendo a curvatura natural e é pressionada ficando reta. Também a posição exige que o pescoço fique torcido e tensionado a noite toda, podendo gerar graves lesões na área.
Dormir de bruços não deve ser rotineiro.
DORMIR DE LADO
É considerado a melhor posição para descansar pois facilita o bom funcionamento do nosso organismo. Das duas posições laterais, a melhor delas é dormir sobre o lado esquerdo do corpo, especialmente para as grávidas.
Confira mas matérias que separamos para você:
CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO : NOVO MODELO COMEÇA A VALER AMANHÃ, EM TODO PAÍS